Alvito: autarquia avança com medidas de apoio à Educação
A Câmara Municipal de Alvito revela, em nota de imprensa, um conjunto de medidas que implementou de apoio à Educação, num investimento de mais de 140 mil euros.
Na última 2ªfeira, foi assinado com a Associação Tempos Brilhantes, um Protocolo de Colaboração, tendo em vista a implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), para os alunos do 1.º ciclo de Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas de Alvito. Um protocolo surgiu no âmbito da transferência de competências para a autarquia, no domínio da Educação.
As AEC com um cariz formativo, cultural e lúdico, pretendem ser uma oferta facultativa e relevante para os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico, que complementem as componentes do currículo.
Cante nas Escolas e a disciplina de Programação e Robótica, na qual serão dinamizadas diversas atividades direcionadas para o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como para a programação de robôs a todos os alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade são duas das apostas.
Previstas estão também atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF) tendo em vista a educação plena, bem-estar e realização das crianças e jovens de Alvito. O horário de também é uma novidade, o acolhimento das crianças pode ser feito a partir das 8.00 horas e o prolongamento até às 18.30 horas.
Entretanto o município de Alvito também já entregou aos alunos do concelho os Cadernos de Atividades para este ano letivo, uma medida que incluiu todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos que estudam em Alvito e também os alunos do secundário que estudam fora do concelho.
Ainda no que toca à educação, a autarquia alvitense vai conceder apoios para pagamento de propinas a todos os alunos do concelho que frequentam o ensino superior no valor de 65 euros mensais como propina mínima durante 10 meses. Quem tiver maiores carências recebe ajudas superiores, de acordo com o regulamento que irá em breve a aprovação pela Assembleia Municipal.