ANAFRE: Delegação de Beja pede celeridade no processo de “desagregação” de freguesias
Os membros do Conselho Diretivo da Delegação Distrital de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), reuniram-se, na última quarta-feira, na sede da Junta de Freguesia de Cuba. Neste encontro foi pedida celeridade no processo de “desagregação” de freguesias.
Nesta reunião, que contou também com a presença de Jorge Amador, vice-presidente da ANAFRE, foi apresentado o balanço do primeiro ano de mandato do Conselho Diretivo da Delegação e foram abordadas várias questões relacionadas com as freguesias.
Sobre os processos de desagregação de freguesias, em que do distrito de Beja deram entrada 12 processos, na Assembleia da República, é pedida celeridade neste processo porque ainda nada se sabe.
Foi também manifestada alguma preocupação relativa à ausência de informação sobre o aviso de candidaturas por parte das Juntas de Freguesia a fundos comunitários da União Europeia, no próximo quadro comunitário Portugal 2030.
Neste encontro ficou também decidido marcar para início de 2024, o segundo Encontro de Autarcas de Freguesia do distrito de Beja, tendo em conta o sucesso que teve o primeiro realizado, no dia 11 de março, na cidade de Beja.
Neste momento a delegação de Beja da ANAFRE conta com 71 freguesias do distrito associadas, faltando apenas 4, pelo que ficou traçado o objetivo de alcançar durante este ano os 100% de associados.