Baixo Alentejo vai ter descontos no transporte ferroviário. CIMBAL mantém redução nos passes rodoviários
A aprovação do Contrato Interadministrativo de Delegação e de Partilha de Competências entre o Estado português e a CIMBAL, possibilitando a aplicação de descontos PART no transporte ferroviário, foi um dos pontos da última reunião ordinária de 2022 do Conselho Intermunicipal da CIMBAL. A medida, que ainda não tem data definida para entrar em vigor, abrange passes municipais e intermunicipais.
Foi
também aprovada a aplicação do PART 2023-Programa de Apoio à Redução Tarifária
no transporte público rodoviário de passageiros no Baixo Alentejo, permitindo
manter os preços de passes, municipais-30 euros, intermunicipais, 40 euros,
e inter-regionais, 50 euros.
Esta reunião, onde foram ainda apresentadas as conclusões do projeto (Des)Construir para a Economia Circular, contou com a presença de uma equipa da Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, constituída pelo presidente Ceia da Silva e pelos vogais Filipe Palma e Tiago Teotónio Pereira, para debater a execução do programa e as perspetivas futuras sobre o próximo período de programação-Alentejo 2030.
No período Antes da Ordem do Dia, foi feita uma apresentação da nova orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a presença do Comandante Regional do Alentejo, José Ribeiro, e do Comandante Operacional Distrital de Beja, Carlos Pica. Esteve também presente Domingos Fabela, presidente da Federação das Associações de Bombeiros do Distrito de Beja. Recorde-se que a partir de janeiro de 2023 a estrutura assume um comando sub-regional de emergência e proteção civil do Baixo Alentejo, cuja circunscrição territorial corresponde ao território da CIMBAL.