Basílica Real de Castro Verde reabre ao público
A Basílica Real de Castro Verde reabre oficialmente ao público neste sábado. A cerimónia de reabertura, marcada para as 15.30 horas, é presidida pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.
A Basílica Real esteve encerrada durante um longo período devido a obras reabilitação e manutenção. Recorde-se que, desde 2017 a Fábrica da Igreja Paroquial de Castro Verde tem vindo a promover a requalificação e manutenção da Basílica Real de Castro Verde,
Numa primeira fase foi possível proceder à pintura integral do exterior do monumento, limpeza e tratamento do telhado, portas e janelas, devolvendo ao mesmo natural dignidade. Seguiu-se a conservação e restauro da pintura do coro alto e do nártex e, depois, o mural dos tímpanos e o teto pintado.
A reabilitação da Basílica Real de Castro Verde representa um investimento que ascende a mais de 446 mil euros e contou, para além da Fábrica Paroquial de Castro Verde, com o envolvimento do Município de Castro Verde, da Direção Regional de Cultura, da União de Freguesias e Castro Verde e Casével e do Mecenato da empresa mineira SOMINCOR.