Foto: C.M. Beja

Amanhã comemora-se o Dia da Espiga, uma celebração portuguesa que se assinala no dia da Quinta-feira da Ascensão. 

Acredita-se que este dia nasceu de um ritual cristão ou de antigas tradições da era dos Deuses, associadas às festas da deusa Flora. Mas o Dia da Espiga ou a Quinta-feira da Ascensão é também uma festa religiosa, assinalada 40 dias depois da Páscoa e que celebra a ascensão de Jesus ao Céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado. 

Com ou sem crenças religiosas, o dia é comemorado como Feriado Municipal em Beja e a música, a cultura e o desporto fazem parte do programa de atividades que a cidade recebe nos dias 8 e 9 de maio. 

O palco já está montado no Parque da Cidade José Manuel Carreira Marques. Esta noite, está marcado para as 21h30 o espetáculo de Khiaro, seguido do concerto do vocalista dos Xutos & Pontapés, Tim, às 23h30. A noite termina com um DJ às 00h30. 

Já no próprio feriado, a manhã começa às 9h30 com a Inauguração do Monumento ao Combatente, na Praça do Ultramar. Às 10h00, o Desporto lidera as atividades numa “Manhã Desportiva” e, uma hora depois, no Pax-Júlia, vai ter lugar uma Sessão Solene de Entrega de Medalhas Municipais. 

Das 16h00 às 19h00 de amanhã, Beja recebe uma “Tarde em Família” com Animação Musical e o feriado termina com a atuação de Grupos Corais. Ao longo do dia, para os mais novos, vão estar à vista diversos insufláveis. 

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.