Foto: ANSR

A terceira ação de sensibilização e de fiscalização, que terá lugar no Largo de São Mamede, em Lisboa, dia 22 de agosto, com início às 21h00, contará com a presença da Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e do Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro.

A campanha “Taxa Zero ao Volante” irá integrar ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços da administração regional dos Açores e da Madeira, além de operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o PNF de 2024. 

“Em 2022, dois em cada cinco condutores mortos em acidentes de viação apresentavam uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l”, refere a ANSR, em comunicado. 

“Vários estudos científicos demonstram que conduzir sob a influência do álcool causa várias perturbações, designadamente, ao nível cognitivo e do processamento de informação, bem como alterações na capacidade de reagir aos imprevistos e descoordenação motora”, acrescenta. 

Das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do PNF de 2024, esta é a oitava. Até ao final do ano serão realizadas mais quatro campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.