Conferência Sem Abrigo: Em Beja triplicou o total de pessoas sem-abrigo
O auditório da biblioteca municipal José Saramago recebeu, hoje, uma conferência com o objetivo de abordar uma reflexão em torno dos desafios que estão colocados à sociedade, sobretudo ao nível dos organismos públicos, para responder à realidade das Pessoas em Situação de Sem Abrigo no concelho de Beja.
O número de pessoas em situação de sem-abrigo ou em risco de o serem no concelho de Beja mais do que triplicou desde 2020, passando de 88 para 279 pessoas, revelou hoje a Cáritas Diocesana.
Os dados foram apresentados por Maria do Carmo Gonçalves, da Cáritas Diocesana de Beja, que explicou que, em 2020, quando a instituição efetuou “um levantamento das pessoas em situação de sem-abrigo ou em risco de ficarem nessa situação [foram] sinalizadas 88 pessoas” no concelho.
Em setembro do ano seguinte, a Cáritas de Beja viu aprovado o seu projeto “Estou Tão Perto que Não Me Vês”, precisamente focado em ajudar pessoas sem-abrigo e financiado por fundos comunitários, o qual arrancou no terreno em janeiro deste ano, estando previsto terminar em dezembro de 2023.
No âmbito deste projeto, “de janeiro até agora”, a Cáritas já contabilizou “279 sinalizações” de pessoas em situação de sem-abrigo, pelo que a diferença face a 2020 “é muito significativa, tendo aumentado bastante”, afirmou Maria do Carmo Gonçalves. De facto, mais do que triplicou o total de pessoas sem-abrigo neste concelho alentejano.