IPBEja recebe IV Simpósio Nacional de Herbologia
O IPBeja recebe, entre 17 e 19 de abril, IV Simpósio Nacional de Herbologia e o XIX Congreso de la Sociedad Española de Malherbologia (SEMh).
A
organização pertence a um consórcio formado pelo Instituto Nacional de
Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Instituto Politécnico de Beja
(IPBeja), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Sociedade Portuguesa de
Ciências Agrárias (SCAP) e a Sociedad Española de Malherbologia (SEMh)
Sob o tema “Renaturalização da Agricultura” a iniciativa tem como pano de fundo os objetivos da União Europeia para a agricultura até 2050, com um grande enfoque na agroecologia de modo que, integrados na paisagem, os sistemas agrícolas sejam mais sustentáveis e resilientes.
De acordo com a organização “o sector agrícola e alimentar europeu enfrentam atualmente, desafios multifacetados e complexos. A diminuição da biodiversidade, as alterações climáticas e a pressão sobre os rendimentos dos agricultores, são disso exemplo.”
É ainda acrescentado que a transição para uma forma de agricultura que possa enfrentar estes desafios que a torne mais resiliente, requer que os sistemas agrários incluam “mais natureza”, sejam regenerativos e simultaneamente economicamente sustentáveis.
O Simpósio/Congresso, dividido em quatro sessões temáticas, conta com cerca de 70 comunicações técnico-científicas, onde são apresentados estudos sobre os temas acima enunciados, bem como outros, graças ao trabalho desenvolvido por um alargado número de equipas de investigadores e técnicos, sobretudo espanhóis, portugueses e italianos. Este evento científico promove também a participação de jovens investigadores, estudantes em formação avançada e associações de agricultores, permitindo conhecer os problemas atuais e os avanços na sua resolução ou mitigação.
O programa e o formulário para inscrição no Simpósio/Congresso podem ser consultados no site https://semh2024.com/pt/