Moura: 7ª edição da “Ruas que Falam” percorre história do Bairro da Salúquia
A nova edição da “Ruas que Falam”, iniciativa que dá a conhecer a toponímia da cidade de Moura, prossegue esta quinta-feira e vai percorrer o Bairro da Salúquia.
Organizada pela Câmara Municipal de Moura, a iniciativa “Ruas que Falam” tem como objetivo “divulgar as ruas de Moura, explicando e documentando a origem dos respetivos nomes, além das suas especificidades e curiosidades que irão enriquecer a cultura geral dos residentes nestas ruas e dos participantes na atividade”, explica a autarquia da cidade raiana.
Nesta nova atividade, o itinerário proposto vai levar os participantes a percorrer a Salúquia, um bairro que começou a ser construído no início do século XX e só ficou concluído nos anos 60 e 70, quando foi instalada a rede de água e esgotos.
“Com diversos estabelecimentos de comércio tradicional, que são passados de geração em geração, bem como alguns serviços, é possível afirmar que o Bairro da Salúquia tem uma identidade própria. Viver no bairro da Salúquia é ter quintais com árvores onde cantam pássaros, é ter um amigo de infância com quem se brinca na rua e que fica para toda a vida, é conviver com os vizinhos e compartilhar as histórias de vida de cada um”, refere também a Câmara Municipal de Moura.
A iniciativa tem início esta tarde, às 18h00, com partida da Praça Sacadura Cabral, junto à entrada principal da Câmara Municipal de Moura.