Município de Beja leva “VINIPAX-Patrimónios do Sul” à Casa do Alentejo em Lisboa
A “VINIPAX/Patrimónios do Sul” tem apresentação marcada para o dia 6 de setembro na Casa do Alentejo, em Lisboa, e no dia 8, no Castelo de Beja.
Apresentações
que decorrem ao final do dia e que incluem prova de vinhos, degustação de produtos
regionais e animação musical, em Lisboa, com Eduardo Espinho e em Beja, com o saxofonista
Carlos Amarelinho.
Estas iniciativas, a cargo da autarquia de Beja, entidade promotora do certame “Patrimónios do Sul” contam com a participação dos produtores de vinhos de Beja e o histórico vinho de talha da Vidigueira.
A EDIA também se junta a esta ação com apresentação de alguns produtos de Alqueva para degustação, desvendando aquilo que vai ser o 1º Mercado de Alqueva, integrado na feira, que se realiza em Beja, no primeiro fim de semana de outubro.
“Patrimónios do Sul” promovem a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico no Parque de Feiras Manuel de Castro e Brito, em Beja.
Em destaque vão estar os vinhos, os produtos agroalimentares, o turismo, o património cultural, a biodiversidade, as artes e ofícios, a gastronomia, a caça e a pesca, a tradição taurina e as aves. A VINIPAX é um dos destaques deste certame.
uma feira que mostra a cultura dos Vinhos do Sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo. Nestas regiões a influência mediterrânea é mais notória, com semelhanças ao nível das castas e dos métodos culturais, que aliados à moderna tecnologia, concorrem para a produção de vinhos gulosos, maduros, expressivos e com amplo espectro de degustação, marcando a identidade dos Vinhos do Sul.
Nesta da 14ª edição do maior evento de Vinhos do Sul de Portugal, um espaço de afirmação dos mais emblemáticos vinhos da região alentejana, de outras regiões nacionais e de regiões estrangeiras, contamos com a presença da região convidada dos Vinhos do Douro e do Porto através do Instituto de Vinhos do Douro e do Porto que realiza uma prova temática no dia 30 de setembro.
Na programação, além das habituais provas comentadas promovidas pelos produtores presentes, haverá um destaque para o tradicional vinho de talha e para os vinhos de Beja e será promovida a estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço Sul à Mesa, onde assinalarão presença alguns representantes do enoturismo de excelência da região de Beja.
Este ano, a VINIPAX apresenta uma renovada Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra de todos os vinhos representados neste certame. Esta loja dá ainda a possibilidade de escolher qualquer referência de vinho em prova na VINIPAX para acompanhar as refeições no espaço SUL À MESA.