Ovibeja debate + Agricultura + Futuro com aposta nas tecnologias de ponta
A 41ª edição da Ovibeja, que vai decorrer entre 30 de abril e 4 de maio no Parque de Feiras e Exposição de Beja, vai explorar o tema das novas tecnologias e da Inteligência Artificial ligadas à Agricultura.

Foto: ACOS
+ AGRICULTURA + FUTURO é tema que vai ser apresentado em colóquios, na exposição principal e em demonstrações de maquinaria e equipamentos agrícolas.
A entidade organizadora do evento, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, promove colóquios sobre a temática principal, em torno das novas tecnologias e da Inteligência Artificial ligadas ao setor agrícola e pecuário com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. Entre estes colóquios conta-se um sobre o azeite, a decorrer no dia 3 de maio. No final é realizada a entrega de prémios aos vencedores do 14º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.
A exposição central sobre a temática "+ Agricultura, + Futuro" reflete a importância da agricultura como um motor de desenvolvimento sustentável frente aos desafios globais, dos quais são destacadas as alterações climáticas, a preservação ambiental face à necessidade de adaptar a produção alimentar para uma população mundial crescente, a escassez de recursos e, no contexto nacional, problemáticas como o envelhecimento da população, a desertificação humana, o isolamento territorial e o êxodo rural das novas gerações. Vai integrar a “Árvore dos Sonhos” que apela à participação dos visitantes sobre o seu olhar ou soluções propostas acerca desta questão.
O Pavilhão da Inovação e Tecnologia vai
ser palco para debates sobre o tema principal do evento permitindo a reflexão
sobre temas cruciais para o futuro da agricultura e da pecuária, focando-se na
adoção de novas tecnologias para aumentar a eficiência e sustentabilidade dos
processos produtivos.
O Pavilhão vai também apresentar um conjunto de demonstrações práticas, permitindo aos visitantes conhecer e experimentar equipamentos e soluções tecnológicas de ponta. Inclui três campos de demonstração onde são apresentados vários equipamentos trazidos por parceiros e expositores: Maquinaria agrícola de última geração, Moto 4 com acessórios agrícolas, Pulverizadores e drones para otimização da produção.
Comente esta notícia
Destaques

Aljustrel: Multinacional investe 20 ME para produzir biometano a partir de subprodutos agroindustriais

Vale da Rosa chega a acordo com grupo espanhol para parceria

Câmara de Mértola vai investir 6,6ME em ligação transfronteiriça
