Primeira candidatura da Câmara de Beja aprovada no âmbito do PRR
Foi aprovada a primeira candidatura da Câmara Municipal de Beja no âmbito do PRR-Plano de Recuperação e Resiliência. Trata-se de um projeto referente às Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração/Requalificação da Zona de Acolhimento Empresarial Norte, com um valor de quase 23 milhões de euros e com financiamento a 100%, prevendo-se a sua conclusão até final do PRR, ou seja, 2026.
Para o presidente da autarquia de Beja o projeto, que contou com a colaboração do NERBE/AEBAL, tem 25 empresas aderentes. Segundo Paulo Arsénio “este investimento, quando concretizado, reduzirá substancialmente a fatura energética das empresas aderentes, através de aproveitamento e gestão de energia solar, de gás natural e de hidrogénio, prevendo-se, entre muitas outras intervenções, a instalação de infraestrutura para produção e armazenamento de 150 Kw de hidrogénio verde, bem como a modernização de toda a rede de comunicações que será 5G. “
O autarca acrescenta ainda que “estes investimentos tornarão a médio prazo as empresas beneficiárias/aderentes bastante mais competitivas.”