Os primeiros concertos estão marcados para este mês, nomeadamente no dia 17 no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim e no dia 22 no Auditório da Escola Artística do Conservatório de Música do Porto, indicou a academia, em comunicado.

Denominado “Avondato XXI”, o projeto, explicou a Universidade de Évora (UÉ), é coordenado por Mafalda Nejmeddine (na foto), investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), da academia alentejana.

“O projeto procura a valorização da investigação, através da vertente interpretativa, sendo as obras interpretadas a partir da partitura da edição crítica e, pela primeira vez, posta em prática com este projeto”, adiantou.

Segundo a UÉ, os comentários proferidos nos concertos “serão elucidativos das práticas musicológicas utilizadas na elaboração de uma edição crítica” e serão exibidas “imagens que reportarão práticas e técnicas de composição utilizadas no século XVIII”.

Citada no comunicado, a investigadora da UÉ Mafalda Nejmeddine realçou que Pedro António Avondano (1714-1782) foi um compositor e violinista português de origem italiana que viveu quase toda a sua vida em Lisboa.

“Avondano foi violinista da Orquestra da Real Câmara e desenvolveu atividades empresariais na área da cultura, entre as quais se destaca a Casa da Assembleia, um espaço onde organizou bailes e concertos para a comunidade estrangeira residente em Lisboa”, salientou.

A especialista assinalou que, apesar da sua formação como instrumentista de cordas, “Avondano compôs várias obras para instrumentos de teclado, das quais subsistem nove sonatas”.

“Em Portugal, a sua reputação como compositor foi reconhecida pela execução pública da sua ópera ‘Il Mondo della Luna’, em 1765, no Teatro Real de Salvaterra, obra que subsiste em exemplar único na Biblioteca da Ajuda”, acrescentou.

O projeto contempla a realização de um total de 10 concertos comentados, os quais incluem a interpretação das nove sonatas para teclado, ao cravo, e comentários sobre a biografia do compositor e as obras interpretadas.

“Cada concerto apresenta um programa diferente e as obras serão interpretadas a partir de uma edição crítica das sonatas em dois volumes, que teve por base um trabalho de investigação”, acrescentou a UÉ.

Além da Póvoa de Varzim e do Porto, estão previstos concertos em Vila Real (07 de fevereiro), Leiria (21 de março), Lisboa (01 de abril e 09 de maio), Coimbra (11 de abril), Évora (20 de maio), Aveiro (13 de junho) e Mafra (em data a definir).

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