Jorge Rosa indicou à agência Lusa que o projeto de navegabilidade do troço Pomarão-Mértola no rio Guadiana, neste concelho do distrito de Beja, é a última fase para possibilitar a navegabilidade até Vila Real de Santo António, no distrito de Faro.

O projeto da obra está previsto ficar concluído em agosto, decorrendo depois os trabalhos num período de seis a oito meses, adiantou o autarca.

Além do investimento de três milhões de euros, no concelho de Mértola, o autarca explicou que está previsto outro investimento de infraestruturas em terra, no valor de "1,5 ou dois milhões de euros", que envolve os municípios de Mértola, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Segundo Jorge Rosa, estes investimentos vão ser candidatados a fundos comunitários.

O autarca realçou que a navegabilidade do rio Guadiana "é importante" para o concelho, visto que permite "explorar melhor esta grande mais-valia" para Mértola e perspetivar "um desenvolvimento turístico diferente", permitindo "novos negócios, que levam à criação de emprego e riqueza".

Este processo, de acordo com o presidente do município, é reivindicado há muitos anos pelo concelho de Mértola.

Em comunicado, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) indicou que foi dado "um passo decisivo" para avançar com o projeto de navegabilidade do troço Pomarão-Mértola no rio Guadiana.

A DGRM adiantou que vai avançar com o projeto de navegabilidade do último troço até Mértola, o que contemplará a "regularização de fundos em toda a sua extensão e a execução do assinalamento marítimo através de balizagem diurna e noturna do futuro canal de navegação".

Complementarmente, segundo a DGRM, deverão também ser realizadas "intervenções nas infraestruturas de acostagem e movimentação de pessoas".

A DGRM lembrou que realizou nos últimos anos a recuperação do molhe quebra-mar da barra de acesso ao rio em Vila Real de Santo António, bem como a execução dos projetos de navegabilidade nos primeiros dois troços, ou seja, o troço entre Vila Real de Santo António-Alcoutim e Alcoutim-Pomarão.

Com a conclusão deste projeto, acrescenta-se no comunicado, "repõe-se a navegabilidade desta via de navegação interior, a qual assumiu no passado uma grande importância económico-social para as gentes do Baixo Guadiana e que atualmente é uma grande aspiração deste território".


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