Projeto MALACATE apresentado na Mina de S. Domingos
A Associação Cultural Cepa Torta em colaboração com a Câmara Municipal de Mértola apresenta, às 18.00 horas, à comunidade local da Mina de São Domingos o projeto MALACAT. Este é um projeto de desenvolvimento cultural co-financiado pelos EEA Grants e pelo município de Mértola.
Em nota de imprensa é
revelado que “MALACATE é um projeto de intervenção artística multidisciplinar
criado especificamente para a Mina de São Domingos, um local com marcante
passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de
impressivo valor estético que ainda subsiste”.
Este projeto pretende ser
“o vetor de um trabalho artístico contemporâneo e inovador, que surgirá do
encontro entre os locais e uma comunidade de artistas nacionais e
internacionais, sustentado num vasto processo de mediação comunitária.”
Segundo o comunicado “através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia” e “como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants”
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.