Foto: O ATUAL

O ato eleitoral decorre entre as 16.00 horas e as 20.00 horas, em 16 secções de voto espalhadas pelos 14 concelhos do distrito de Beja. O ATUAL tentou saber quantos militantes estão em condições de votar mas a resposta que obteve é que se trata de uma informação "reservada" e que, por isso, não pode ser divulgada.

Candidato pela Lista A, Nelson Brito, de 48 anos, vai tentar ser reeleito para o seu terceiro mandato como presidente desta federação socialista, que abrange todo o distrito de Beja.

Em declarações à agência Lusa, o candidato traçou como prioridades, entre outras, “defender a militância” e vencer as eleições autárquicas de 2025.

“O PS é o partido maioritário em termos autárquicos na região, liderando 10 das 14 câmaras municipais, e essa é a nossa meta”, disse.

Nesse âmbito, o candidato referiu que, em caso de reeleição, irá criar um gabinete autárquico para “apoiar a todas as candidaturas no território” e, após as eleições, coordenar a ação do PS nos diversos concelhos.

Natural de Aljustrel, onde foi o primeiro socialista a liderar a câmara municipal deste concelho, entre 2009 e 2021, Nelson Brito é formado em Direito e está na Assembleia da República desde 2022, como deputado do PS eleito por Beja.

Na “corrida” à liderança dos socialistas do Baixo Alentejo surge também a psicóloga e ex-deputada Telma Guerreiro, de 47 anos, natural e residente em São Teotónio, freguesia do concelho de Odemira.

Em declarações à Lusa, a atual secretária técnica do programa operacional Alentejo 2030, que lidera a Lista B, disse ser candidata “pela vontade de mudança” e para contribuir para “mais participação, mais democracia interna e lideranças também no feminino”.

Quanto a metas, Telma Guerreiro assumiu a ambição de “implementar uma liderança partilhada e colaborativa com o secretariado” da FBA, assim como “disputar cada uma das autarquias do distrito e aumentar o número de eleitos e de autarquias” nas eleições de 2025.

“Nas próximas eleições autárquicas, queremos continuar a integrar nas nossas listas as melhores pessoas e apresentar as melhores propostas”, argumentou.

Além do presidente da FBA, os militantes do PS vão também eleger os delegados para o congresso federativo, que se realizará a 13 de outubro, em Castro Verde.

Hoje, realizam-se ainda as eleições para a presidência da Estrutura Federativa do Baixo Alentejo das Mulheres Socialistas, com Juvenália Salgado a ser a única candidata à sucessão de Marisa Saturnino, que não se recandidata.

Juvenália Salgado é presidente da Junta de Freguesia de Figueira de Cavaleiros, no concelho de Ferreira do Alentejo, desde 2013, sendo eleita pelo PS.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.