No total foram realizados 1.578 testes, 1.113 na cidade de Moura e 465 em Amareleja, tendo sido detetados 77 casos positivos de COVID-19, dos quais 49 em Moura e 28 em Amareleja.

A testagem foi acompanhada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura e executada pelo Centro ABC-Algarve Biomedical Center.

De acordo com o município de Moura “tratou-se de uma testagem voluntária, que permitiu identificar, sobretudo, casos positivos assintomáticos, fornecendo às autoridades de saúde um mapeamento da real situação epidemiológica, por forma a serem perfilhadas medidas adequadas à contenção da propagação da doença.”

O método utilizado para a deteção do vírus foi o PCR (Polymerase Chain Reaction) com amostra de exsudado nasofaríngeo, pela elevada sensibilidade e especificidade na identificação simultânea de vários genes do vírus.

Ainda segundo a autarquia da cidade salúquia, a necessidade em realizar a referida testagem surgiu no início de janeiro, dada a evolução desfavorável da situação epidemiológica, que se verificava na altura, especialmente na cidade e vila do concelho, com um crescimento exponencial do número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2”.

Todos os resultados desta testagem foram encaminhados para a Autoridade de Saúde Pública

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.