Vidigueira: Novembro é mês de celebração da tradição vínica milenar
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito celebra, mais uma vez, o Mês do Vinho. Este ano, o programa estende-se até ao início de dezembro e destacam-se eventos especiais, que exploram a essência da produção e celebram o Vinho de Talha, com momentos de degustação, convívio e homenagem à cultura alentejana.
Foto: Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito
Ana Coutinho, responsável pelo Enoturismo da Adega, refere que “a região vive agora a sua época mais bonita e inspiradora.”
O programa comemorativo tem início este sábado e, a partir das 16h30, a histórica Taberna dos Arcos, em Vila de Frades, será palco da abertura da Talha 1656, uma das mais antigas da região. A ocasião será completa com o cante alentejano do Grupo Coral da Adega de Vidigueira, Cuba e Alvito.
As iniciativas prosseguem no próximo dia 14 de novembro, data em que a Adega de Vidigueira abre as suas portas para celebrar o Dia Mundial do Enoturismo, comemorado oficialmente a 10 de novembro.
“Neste Open Day, os visitantes terão a oportunidade de explorar o espaço de enoturismo gratuitamente e de degustar diretamente das talhas o vinho novo. Uma experiência única para mergulhar nas tradições e sabores da região”, antecede a organização.
No dia 16 de novembro, na Casa das Talhas, assinala-se o São Martinho com o tradicional Magusto, onde o ritual da abertura das talhas, o cante alentejano, os petiscos típicos e as castanhas assadas celebram a Vidigueira e as suas tradições milenares.
Um jantar na Taberna dos Arcos marca a programação do dia 30 de novembro, “uma noite especial com música ao vivo, interpretada por Sofia Pires, fadista e Diogo Rosa, dos “Oh Laurinda”, uma mistura de música tradicional alentejana e fado”, descreve a Adega Cooperativa.
Já no fim-de-semana de 7 e 8 de dezembro, decorre a 26ª edição da “Vitfrades”, uma celebração anual que homenageia o Vinho de Talha.