Autarquias do distrito de Beja festejam 25 de Abril
O 25 de Abril é festejado, no distrito de Beja, em clima de festa e as autarquias prepararam um conjunto de iniciativas, fazemos um roteiro pelas sedes de concelho, mas há propostas em diversas freguesias. Os programas completos estão disponíveis nas redes sociais das respetivas autarquias.
Em Aljustrel, na Praça da Resistência, realiza-se a partir
das 22.00 horas, um espetáculo comemorativo que conta com a presença de FF,
Sissi Martins, CC, Simão Romão, Rodrigo Aleixo e banda N.E.I.M, segue-se a
intervenção do presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, e um
espetáculo pirotécnico.
Almodôvar recebe, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 10.00 horas, uma Assembleia Municipal Jovem, à noite, a partir das 22.00 horas, a proposta é o concerto “Os Vocalistas cantam Abril com alunos de cante alentejano da EB de Almodôvar e Rosário”
Na vila de Alvito, realiza-se, a partir da meia-noite, em espetáculo de fogo de artificio.
Em Barrancos, na Tenda ExpoNoites, pelas 22.30 horas, há animação
musical com “The Crazy 80’s” segue-se o DJ Pika e à meia-noite, fogo de
artificio.
Beja, capital de distrito, as comemorações da Revolução dos Cravos, esta noite.,
faz-se na Praça da República, a partir das 22.00 horas atua a Banda da Sociedade
Filarmónica Capricho Bejense, segue-se, a atuação da Edu Monteiro, às 23.50, há
uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, à
meia-noite, é lançado do castelo fogo de artifício. A festa prossegue com os Virgem
Suta e pela noite dentro o DJ Badá.
Em Castro Verde, as comemorações do 25 de Abril surgem integradas no Festival Primavera no Campo Branco 2023, o Cineteatro Municipal recebe, às 21.30 horas, o concerto de Rita Guerra, a presença de "Os Ganhões" de Castro Verde, segue-se o tradicional fogo de artifício no Largo da Feira.
Na vila de Cuba, o 25 de Abril é comemorado, no Largo Cristovão Colon, a partir das 21.00 horas, atuam vários grupos corais, às 21.30 horas, é a vez da Banda Filarmónica com alunos do pré-escolar e 1ºciclo, Nuno Guerreiro e grupos corais. Pelas 22.00 horas realiza-se um concerto com Ana Castelo e o projeto Abril Vezes Mil, segue-se, às 23.45 horas, uma arruada pela Banda Filarmónica e à meia-noite fogo de artifício no Largo da Igreja Matriz.
Ferreira do Alentejo festeja a Revolução dos Cravos, no Jardim Público, a festa começa às 22.00 horas com a atuação do Grupo Coral Infantil "Os Rurais" de Figueira dos Cavaleiros, segue-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Luís Pita Ameixa, um espetáculo musical com Luís Represas e o tradicional Fogo de Artifício.
Em Mértola, as comemorações do 25 de Abril têm o ponto alto com a realização de um espetáculo de fados com Pedro Moutinho, a partir das 21.30 horas, no Cine-Teatro Marques Duque.
Na cidade de
Moura, o Cine-Teatro Caridade, recebe, a partir das 22.00 horas, o espetáculo
musical da Banda da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos” convida
Maria Infante e Alexandra Caeiro, segue-se à meia-noite lançamento de
fogo-de-artifício.
Na vila de
Odemira existem vários palcos instalados com diversas propostas, no Quintal da
Música, às 17.30 horas, há concerto com ELES, às 19.00 horas, no Cerro do Peguinho,
realiza-se o espetáculo “PELAT”, seguem-se momentos de animação de rua com “Super
Rua” e “Andas IZIFUN”.
No Palco Igualdade, às 21.00 horas, a proposta é o espetáculo de fogo “Ricochete” por Luzatripp, no palco Revolução, às 22.00 horas, atua Frankie Chavez e às 23.30 horas, na Praça da República, o Teatro da Targala apresenta o espetáculo “Cravos Vermelhos”.
À meia-noite, há o hastear da bandeira, quinze minutos depois, na Quinta da Estrela, realiza-se o tradicional espetáculo piromusical, seguido da atuação de Miguel Araújo, no Palco Liberdade, onde pela noite dentro vai estar o DJ Xinobi.
Em Ourique, a autarquia juntou as comemorações do 25 de Abril e do aniversário da Biblioteca Municipal. A proposta para esta segunda-feira é a “Manhã de Abril” que inclui a plantação de cravos e canções de Abril pelos alunos das escolas do concelho. Realiza-se também a inauguração da exposição “A liberdade não é apenas uma palavra. É uma atitude”
Na cidade de Serpa, a Praça da República acolhe as iniciativas, que começam às 21.30 horas, com intervenções alusivas à data, segue-se a atuação de grupos corais e um concerto com Sebastião Antunes & Quadrilha. Perto das 24.00h realiza-se uma arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e o tradicional fogo de artifício.
Vidigueira assinala a Revolução dos Cravos, a partir das 21.30 horas, com uma arruada de Bombos Alén’Ritmo, às 22.30 horas, no largo Zeca Afonso, realiza-se um espetáculo musical com Luís Simenta e a partir da meia-noite há distribuição de cravos.