Baixo Alentejo assinala “Cante ao Menino, Janeiras e Reis”
São vários os locais do Baixo Alentejo onde, hoje, se vai ouvir o Cante ao Menino, Janeiras e Reis.
Na Igreja Matriz de Santo Ildefonso na
vila de Almodôvar, o Cante ao Menino, vai estar a cargo das Mondadeiras de Santa
Cruz e Beira Serra, a partir das 21.00 horas. No exterior da Igreja, junto ao “madeiro”
de Natal a arder vai haver bolo-rei e vinho do Porto.
Em Castro Verde, os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Verde protagonizam diferentes momentos musicais, em diferentes locais da vila, no âmbito da iniciativa “Vamos Cantar os Reis”. Acompanhados pelos professores de música das AEC’s e monitores de Cante Alentejano, as crianças vão entoar cânticos alusivos ao Dia de Reis.
Na vila de Ferreira do Alentejo a proposta é “Cantar as Janeiras” na Praça Comendador Infante Passanha com a participação dos grupos corais do concelho.
Na vila museu, Mértola, Celina da Piedade e o Grupo de Artes
Performativas participam, entre as 18.00 e as 20.30 horas, na iniciativa “Vamos
Cantar as Janeiras”.
O “Cântico aos Reis” vai ouvir-se, esta noite, às 21.00 horas, na Praça Sacadura
Cabral, na cidade de Moura. Para além do concerto musical está ainda prevista a
partilha comunitária de Bolo Rei.
Nas localidades do concelho de Ourique estão a decorrer, por estes dias, vários momentos de Janeiras, Cante aos Reis e ao Menino com as atuações de Pedro Mestre, José Diogo Bento e João Nobre. Hoje, às 19.00 horas, na Igreja de Santana da Serra, às 21.00 horas, na Igreja de Ourique.
Hoje realiza-se também o tradicional Cante aos Reis em Serpa, a partir das 19.00 horas, com a participação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. O percurso tem início na Praça da República, segue por várias ruas da cidade e termina no Centro de Convívio de Santa Maria.
Vidigueira também recebe o tradicional Cante dos Reis, com a participação do Grupo Coral Os Vindimadores de Vidigueira, do Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e do Grupo Improvisos do Sul. A iniciativa tem início às 20.30 horas, na Praça da República, junto ao edifício da Câmara Municipal, percorre vários locais da vila e termina no Mercado Municipal, com prova de bolo-rei e licoroso, ao redor de uma fogueira.