Barrancos: XVI aniversário do Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia
O Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos (MAEB) assinala, hoje, o seu 16º aniversario com um conjunto de propostas. Entre as 10.00 e as 17.00 horas, as entradas são gratuitas.
A exposição “Museu na rua” dá a conhecer, a partir de
imagens, parte do seu espólio etnográfico representativo de antigas profissões
e atividades que estão em desuso. As imagens vão estar espalhadas pelas principais
ruas da vila.
Às 22.00 horas, no Pátio do Museu a proposta é um espetáculo musical com o grupo “Sons do lago”
Apresentação do Museu (C.M.Barrancos):
O Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, inaugurado a 24 de agosto de 2007, está instalado num conjunto de dependências de uma antiga casa senhorial do século XIX.
Todo o conjunto, adaptado e requalificado para o efeito, envolve um pátio central, transformado num pequeno anfiteatro que oferece condições para a realização de eventos ao ar livre. Destacar ainda, os dois fornos a lenha utilizados nas atividades de recriação do fabrico do pão tradicional.
Na sala de arqueologia, podemos encontrar utensílios e artefactos desde o Paleolítico ao século XVIII/XIX.
Na segunda sala de exposição permanente encontra-se a representação do antigo gabinete médico Municipal (finais do século XIX/meados do séc. XX), onde se expõe o mobiliário e os instrumentos das mais variadas áreas da medicina utilizados pelos médicos municipais que exerceram em Barrancos.
A terceira sala, é destinada às exposições temáticas e de caráter temporário, onde é exposto o valioso espólio etnográfico, fruto de doações e que é testemunho das tradições e do património sociocultural do Município de Barrancos e das suas gentes.