JMJ 2023: Beja acolhe a partir de hoje peregrinos de vários pontos do mundo nos DND
A cidade de Beja recebe, a partir de hoje e até à próxima segunda-feira, mais de 600 peregrinos, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Beja. De acordo com a organização "constrangimentos nos vistos e dificuldades nos transportes" levou a uma diminuição de peregrinos estrangeiros em Beja. São os Dias Nas Dioceses (DND) que antecedem a JMJ Lisboa 2023.
Esta iniciativa contou com os apoios logístico e
financeiro do Município de Beja, “para garantir inteira colaboração às
atividades e eventos organizados.”
A Festa da Receção está marcada para esta noite, às 21.30 horas, no exterior da Casa da Cultura, o encerramento é feito com uma Eucaristia, no Seminário, no dia 31. Pelo meio há um programa com iniciativas em vários locais da cidade de Beja.
O grande objetivo dos Dias nas Dioceses passa por integrar os jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias Dioceses do país, dando-lhes a conhecer melhor a região que os acolhe, a Igreja local e as suas especificidades. Os peregrinos ficam alojados em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas, de modo a poderem fazer uma verdadeira experiência de Igreja, Evangelização e missão.
Os DND são uma oportunidade para os peregrinos conhecerem a riqueza da Igreja do país que os acolhe e promoverem o encontro e partilha das riquezas culturais e religiosas. Para quem acolhe, é uma oportunidade de mostrar as riquezas culturais, gastronómicas e religiosas aos jovens vindos de todo o mundo.
O programa preparado para os peregrinos assenta em cinco pilares, acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.