Beja avança para a 4ª e última fase de desconfinamento mas está na linha vermelha
O concelho de Beja vai avançar para a 4ª e última fase do plano de desconfinamento do governo, mas está na linha vermelha e vai ser avaliado daqui por uma semana, o mesmo acontece ao concelho de Vidigueira. Quanto a Moura também avança, assim como, o concelho de Odemira com exceção para as freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve onde vai haver cerca sanitária.
Beja e Vidigueira estão na lista de 27 concelhos que registam uma taxa de incidência da covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes, pelo se tiveram uma segunda avaliação negativa podem ficar retidos ou recuar no plano de desconfinamento.
O plano, recorde-se, prevê quatro fases, três já implementadas a 15 de março, 5 e 19 de abril, a última estava prevista para 3 de maio, mas foi antecipada para o próximo sábado, dia 1.
Nesse dia o Governo decidiu abrir as fronteiras terrestres com Espanha.
Cafés, pastelarias, restaurantes e atividades similares passam a poder funcionar, tanto no interior (máximo de 6 pessoas por mesa), como em esplanadas (máximo de 10 pessoas por grupo), até às 22.30 horas, durante a semana e ao fim-de-semana.
Todas as lojas e centros comerciais podem estar abertos, durante a semana, até às 21.00 horas e, ao fim-de-semana e feriados, até às 19.00 horas.
Os espetáculos culturais podem prolongar-se até às 22.30 horas e casamentos, batizados e outras celebrações poderão realizar-se com 50% da lotação do espaço onde decorrerem.
A última fase de
desconfinamento vai decorrer já fora do período do estado de emergência, que
termina ao fim de 173 dias consecutivos, depois de ter sido decretado por
Marcelo Rebelo de Sousa por 15 vezes desde que se registaram os primeiros casos
de contágios pelo novo coronavírus em março do ano passado.