Beja presente no 2º Encontro de Associações Representativas de Pessoas Ciganas
A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebeu o 2.º Encontro de Associações Representativas de Pessoas Ciganas, organizado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM). Beja marcou presença.
A iniciativa juntou 18 representantes de dez Associações com intervenção em nove concelhos de vários pontos do país, Beja esteve representado através de Prudêncio Canhoto, da Associação de Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC).
A Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e a Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, marcaram presença neste encontro, que teve como objetivo a troca de experiências e partilha de conhecimentos sobre o papel das várias Associações presentes em prol da igualdade, participação, integração e inclusão das pessoas ciganas em Portugal. O programa incluiu também o workshop “Liderar como Mandela”, dinamizado pela Academia de Líderes Ubuntu, do Instituto Padre António Vieira (IPAV).
Durante a sessão de encerramento, a Alta-Comissária para as Migrações invocou a memória de Fernando Moital, que faleceu no passado dia 21 de setembro, reconhecendo o seu contributo para a causa da inclusão das pessoas ciganas portuguesas. Em 2021 foi-lhe atribuído o Prémio ObCig Pessoa de Mérito, pelo Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig).