Caracol é "rei e senhor" na vila de Cuba
Petiscos, cante alentejano, espetáculos musicais e demonstrações de cozinha são os principais ingredientes do Festival do Caracol que vai decorrer, na vila de Cuba, a partir de hoje e até domingo.
O Largo da Bica é o cenário escolhido para o Festival do Caracol que em 2024 cumpre a sua sexta edição. A dinamização e a promoção da restauração local e da gastronomia, através da degustação de um prato tão típico e tão tradicional desta época do ano como é o caracol é o principal objetivo.
Aliada ao petisco, disponível nos vários espaços de restauração presentes no recinto, o Festival apresenta também uma forte componente de animação musical.
Ao longo dos três dias são várias as propostas musicais, no palco do Festival do Caracol vão passar bandas como “One Vision-Tributo a Queen”, “Sai do Chão - Tributo a Ivete Sangalo”, “Casa da Joana” e os Djs B. Junior e Seven. O cante alentejano também marca presença, com a atuação dos grupos corais “Flores do Alentejo”, “Raízes do Cante”, “Bafos de Baco” e “Ceifeiros de Cuba”, assim como, a música popular, com os grupos “Improvisos do Sul” e “Os Carraceiros”. Outro destaque passa pelo potencial artístico e criativo do concelho, como é o caso da atuação dos alunos da Fábrica da Música e da Fabriketa Musical, bem como dos alunos da Universidade Sénior Manuel de Castro, de Cuba.
No recinto vai também haver o “Espaço Criança” com diversas atividades preparadas para os mais novos, como pinturas faciais, jogos, modelagem de balões, entre outras atividades.
Para a Câmara Municipal de Cuba, entidade promotora do evento, este evento “afirma-se como mais um momento anual de lazer e cultura para a população, ao mesmo tempo que pretende ter um papel importante na captação de visitantes para o concelho.”