Castro Verde abre votações a propostas do Orçamento Participativo para 2025
A partir de hoje, os cidadãos residentes, recenseados e estudantes no concelho de Castro Verde já podem votar numa das 13 propostas do Orçamento Participativo do concelho, para 2025.
Foto: OP Castro Verde
A votação decorre até 31 de outubro e pode ser efetuada através da plataforma do Orçamento Participativo de Castro Verde, em http://op.cm-castroverde.pt, ou através de uma SMS para o número 4902, com o texto “OPCV p[nº da proposta] [cc] [data de nascimento aaaammdd] aceito”.
Nas sedes de freguesia do concelho, a votação presencial inicia a 3 de outubro, no Fórum Municipal de Castro Verde.
Segue-se Casével, a 10 de outubro, no Pólo da Biblioteca. O Centro Cultural de São Marcos da Ataboeira recebe as votações a 15 de outubro, Entradas, a 17 de outubro, na Junta de Freguesia, e o mesmo espaço, mas de Santa Bárbara de Padrões, a 24 de outubro.
O Município de Castro Verde informa ainda que todas as sessões destinadas à votação presencial decorrem no horário das 18h00 às 20h00.
O Orçamento Participativo é um processo democrático participado através do qual os cidadãos de uma comunidade decidem o destino de uma parte dos recursos públicos disponíveis. Numa primeira fase os cidadãos são convidados a apresentar as suas propostas de investimento público e, numa fase posterior, decidem, através de votação, as propostas vencedoras a incluir no Orçamento Municipal para 2025.
A 6ª edição do Orçamento Participativo em Castro Verde conta com o montante de 10.000€ para propostas apresentadas por cidadãos, com idade igual ou inferior a 25 anos.