O processo de testagem em estabelecimentos de educação, tanto do setor público como do privado, prossegue nesta 2ªfeira, dia em que os alunos dos 2.º e 3.º ciclos estão de regresso às aulas presenciais.

De acordo com o ministério da Educação, até 6ªfeira, deverão ser testados cerca de 150 mil funcionários, dando continuidade à implementação da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2. 

"Será testada a totalidade de pessoal docente e não docente dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico dos estabelecimentos de todos os concelhos", bem como todos os que trabalham em estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do ensino básico, sublinha o ME em comunicado.

Também serão testados todos os trabalhadores das restantes atividades escolares, Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de Apoio à Família 1(CAF1) ,  que funcionem em concelhos com taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

De acordo com informação prestada pela Direção-Geral da Saúde, todos os docentes e não-docentes vacinados deverão ser igualmente testados.

De acordo com números do ministério, entre a primeira fase de testagem, que começou  em janeiro e que prosseguiu nas escolas de acolhimento, apesar do ensino à distância, e a segunda fase, que arrancou em 15 de março na Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, foram já realizados mais de 150 mil testes de antigénio à covid-19.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, tem sublinhado o baixo número de casos positivos registados nas escolas que, até ao momento, rondam os 0,1%.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.