Conselho Intermunicipal da CIMBAL aprova Voto de Pesar pelo falecimento de Carreira Marques
O Conselho Intermunicipal da CIMBAL, sob proposta do presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, deliberou por unanimidade, a aprovação de um Voto de Pesar pelo falecimento de José Manuel Carreira Marques.
Foto: Justino Engana
Reunido, ontem, em sessão ordinária, o Conselho Intermunicipal da CIMBAL, manifesta o seu mais profundo pesar pela morte de Carreira Marques.
A CIMBAL recorda que “José Manuel Carreira Marques nasceu na Amadora, em agosto de 1943, tendo-se fixado em Beja aos quinze anos.
Foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República e integrou, nessa função, a delegação parlamentar portuguesa no Conselho da Europa.
Carreira Marques foi Presidente da Câmara Municipal de Beja, durante quase 23 anos concretamente entre janeiro de 1983 e outubro de 2005.
Integrou ainda o Conselho Geral da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, ligada à criação do atual Aeroporto de Beja, foi membro da Comissão de Acompanhamento Ambiental das Infraestruturas de Alqueva e presidiu à Assembleia Distrital de Beja, entre outros cargos ao longo da vida.
Presidiu ainda ao Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios Portugueses entre 1986 e 1989.
Depois de ter deixado a Presidência da Câmara Municipal de Beja, em outubro de 2005, exerceu as funções de Presidente da Administração e de Diretor Executivo do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, com sede em Beja, entre setembro de 2009 e outubro de 2010.
Carreira Marques colaborou com diversos meios de comunicação social locais e foi também autor de livros de crónicas e de poesia.”