Conselho Intermunicipal da CIMBAL reuniu-se com secretária de Estado da Habitação
O Conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo reuniu-se, hoje, com recurso a teleconferência devido à situação pandémica que se está a viver. No período Antes da Ordem do Dia, a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, partilhou informação e esclareceu algumas dúvidas sobre os programas de apoio.
De acordo com uma nota de imprensa, onde são apresentadas as
conclusões desta reunião, “foi efetuado o ponto de situação
sobre as Estratégias Locais de Habitação
(ELH), constatando-se que o processo está em decurso, nos treze municípios do
Baixo Alentejo.”
Segundo a nota de imprensa, foi também consensualizada a necessidade de criação de uma estratégia regional para a Habitação, agregadora das treze ELH, contribuindo para ajudar a fixar as populações e atrair mais habitantes para o território.
Ainda durante o período Antes da Ordem do Dia, a Associação de Agricultores do Sul (ACOS) apresentou a Ovibeja /2021, a realizar em formato digital, nos próximos dias 22 e 23 de abril, com o apoio da CIMBAL e dos municípios do Baixo Alentejo.
Quanto aos assuntos abordados na Ordem do Dia, é salientada a aprovação formal da “Revisitação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Baixo Alentejo”. Segundo a CIMBAL trata-se de um documento que serve de base para o próximo período de programação de fundos comunitários, e foi alvo de ampla discussão em sede do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal do Baixo Alentejo, obtendo diversos contributos das entidades que o compõem, assim como de alguns dos municípios do Baixo Alentejo.