“Foram três dias de reflexão sobre a importância da união entre a literatura e o turismo. Contámos com cerca de 50 autores e convidados, que marcaram presença em conversas, workshops, apresentações, oficinas de leitura, visitas comentadas e roteiros literários. Estiveram também envolvidos mais de 100 parceiros e 60 hotéis, que integraram a promoção e divulgação do Festival. Durante três dias, realizámos 35 eventos nas duas regiões que captaram o interesse das populações e dos visitantes”, refere o presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“É nosso objetivo prosseguir com esta iniciativa para consolidar o trabalho desenvolvido nesta primeira edição”, adianta ainda José Santos.

Julita Santos, responsável pela organização do LiterÁREA, refere também que “ apesar de ser itinerante, o LiterÁREA foi um evento de proximidade. Reuniu diferentes autores, leitores e parceiros de diferentes contextos culturais nas várias iniciativas; promoveu a acessibilidade e intercâmbio cultural, valorizando a identidade literária das duas regiões; evidenciou que, através das histórias de um território se impulsionam o comércio, a gastronomia, a natureza, o património e a hospitalidade locais”. 

A programação diversificada, com uma dinâmica que permitiu a visita a vários espaços literários do Alentejo e Ribatejo, integrou, ainda, a divulgação dos 22 roteiros literários identificados nas duas regiões, 16 dos quais estiveram disponíveis durante o Festival.

“A apresentação dos diferentes roteiros literários representou um importante contributo para o que se pretende que seja a criação de uma rede constituída pelas diferentes propostas. Surgiu, ainda, a possibilidade de constituição de uma rede de hotéis literários, colaborando na divulgação e promoção de eventos literários ao longo do ano”, conclui José Santos.

Com a promoção do turismo literário, a Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo pretende valorizar o território através da Literatura e captar novos turistas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da economia local.

Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Ondjaki, Isabel Lucas, Bruno Vieira Amaral, Jorge Reis-Sá, Rita Canas Mendes, Carlos Vaz Marques, Nuno Félix da Costa, Rafael Gallo, Tiago Salazar, Rui Cardoso Martins foram alguns dos nomes presentes no LiterÁREA. 

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.