ExpoBarrancos regressa para promover presunto e enchidos do concelho
O presunto e os enchidos de Barrancos estão em foco, a partir de hoje e até e domingo, numa feira neste concelho alentejano, que regressa após dois anos de interregno, devido à pandemia de covid-19.
Considerada “a grande feira da raia”, a ExpoBarrancos - XIV Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos, no vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições da vila alentejana, situada perto da fronteira com Espanha.
A feira deste ano vai contar com “cerca de 60 expositores”, alguns de empresas do setor agroalimentar, disse hoje à agência Lusa Cláudia Costa, vice-presidente da Câmara de Barrancos, a entidade organizadora.
“Após dois anos de paragem forçada, devido à pandemia, a câmara retoma com enorme expectativa um evento que atrai muitos visitantes a Barrancos e é muito importante para a promoção e venda de produtos tradicionais do concelho”, frisou a autarca.
Sobretudo para a promoção de produtos “de excelência” produzidos a partir de carne de porco de raça alentejana, como o presunto de Barrancos, de Denominação de Origem Protegida (DOP) e ‘ex-líbris’ do concelho, e enchidos tradicionais, precisou.
Segundo o município, o setor agroalimentar é um dos “mais importantes da economia local” e a ExpoBarrancos é “um instrumento de apoio” para as empresas.
“Especialmente para as pequenas e médias”, já que lhes oferece “a possibilidade de ampliar a carteira de negócios e o acesso a novos mercados e à internacionalização”, referiu.
A feira está “fundamentalmente orientada” para dinamizar a comercialização e impulsionar a diversificação de mercados e o potencial de exportação do presunto e dos enchidos do concelho, cuja oferta inclui variedades regionais e ‘gourmet’, indicou a autarquia.
Exposição e venda de produtos tradicionais, com destaque para o presunto e os enchidos de Barrancos, tasquinhas, animações, espetáculos de música e dança são algumas das ofertas da feira.
O certame vai incluir também várias sessões de demonstração de produção artesanal e tradicional e de prova de enchidos, de corte e degustação de presunto e enchidos e de cozinha.
Na área da tauromaquia, a feira vai oferecer dois eventos promovidos pela comissão organizadora das tradicionais Festas de Barrancos, ou seja, um Festival Taurino, no sábado, e uma aula prática de toureio, no domingo, sempre a partir das 15:30.
Os fins de tarde de sexta-feira e sábado vão ser animados com espetáculos de vários grupos corais alentejanos e de sevilhanas e uma banda filarmónica, a partir das 17:30, no anfiteatro.
Para as noites do evento, a partir das 22:00, estão programados espetáculos das bandas La Caja Manuela, na sexta-feira, e RAYA, no sábado, após os quais haverá animação musical noite fora.
O último concerto da feira, a cargo da banda Sonido Andaluz, vai decorrer no domingo, a partir das 17:30.