A Operação “Spring Break”, destina-se essencialmente à sensibilização de jovens do 9º e 12º ano que na época da Páscoa realizam viagens de finalistas para as zonas balneares do sul de Espanha. No âmbito desta operação, a GNR desenvolve ações de patrulhamento conjunto com a Guardia Civil de Espanha, bem como com a Gendarmerie Nationale de França.

Por questões de segurança, a GNR monitoriza estas viagens, que normalmente são efetuadas em autocarros, através de ações de fiscalização orientadas para as fronteiras terrestres.

Englobada na campanha Escola Segura 2024/2025, a Operação “Spring Break” está dividida em duas fases, a primeira a decorrer até 4 de abrilinlcui a realização por parte dos militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, de ações de sensibilização junto dos jovens, com o objetivo de consciencializar e sensibilizar os estudantes para os comportamentos de risco associados ao consumo de drogas e álcool inerentes às viagens de finalistas e férias escolares. Na segunda fase, entre 5 e 13 de abril, os militares dos Comandos Territoriais e dos Destacamentos de Trânsito, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, em coordenação com a Guardia Civil de Espanha, realizam  ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres em Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António, no sentido de detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.