Foto: Olive4All

O projeto “Olive4All – Património da Oliveira para o Desenvolvimento Sustentável: Sensibilização da Comunidade para o Património Vivo” , vencedor do concurso europeu Cultural Heritage, Identities & Perpspectives (CHIP), tem como principais objetivos: a salvaguarda e a promoção do património olivícola e oleícola e a sensibilização das comunidades rurais e urbanas para a importância do património olivícola e oleícola, através de ações que destacam os seus benefícios para a sociedade contemporânea.

O "Olive4All" está a ser desenvolvido por um consórcio coliderado pela Universidade de Avignon (França), pelo Politécnico de Leiria e pela Universidade de Salónica (Grécia). 

Na rede portuguesa do projeto, estão integrados dez investigadores de quatro instituições: Politécnico de Bragança, Politécnico de Tomar, Politécnico de Beja e Universidade da Madeira.

No âmbito deste projeto foi decidido comemorar, pela segunda vez, o Dia Mundial da Oliveira e o IPBeja, enquanto parceiro, vai promover, nos dias 25 e 26 de novembro e ainda 2 de dezembro, um conjunto de atividades que assinalam a data. 

Na próxima segunda-feira, o programa comemorativo vai chegar à “Tiborna Alentejana/Forno da Ti Bia Gadelha”, a partir das 10h30. Ainda no mesmo dia, mas na parte da tarde, o Laboratório de Turismo ESTIG/IPBeja recebe a “Exibição de filmes - Projeto OLIVE4ALL”.

No dia 26 de novembro, data em que se comemora oficialmente o Dia Mundial da Oliveira, o IPBeja organiza uma “Prova de Azeites do Alentejo”, a partir das 10h30, no Auditório I, ESTIG/IPBeja. 

Já a 2 de dezembro, a iniciativa vai chegar ao Lagar do Marmelo, em Ferreira do Alentejo, para uma visita guiada. 

As inscrições para as atividades encontram-se a decorrer e devem ser realizadas através do formulário: https://forms.gle/QxMWKgecUkz4Ka4R7

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.