IPBeja recebe Semana Nacional do Empreendedorismo
O Instituto Politécnico de Beja vai ser palco, entre 12 e 15 de setembro da Semana Nacional do Empreendedorismo.
Visitas a empresas maduras, ações de formação na área do empreendedorismo, um
seminário na área do empreendedorismo e na área da Co-criação e dois Concursos
Nacionais, o 18º Poliempreende e o Link Me UP-1000 Ideias são os principais destaques.
O Concurso Poliempreende é uma iniciativa conjunta, no âmbito do empreendedorismo, dos Institutos Politécnicos e de outras Escolas de Ensino Superior Politécnico (IPs). Nesta iniciativa, alunos e professores devem preencher um Plano de Negócios como forma de formalizar uma Ideia de Negócio.
Segundo o IPBeja são objetivos do Poliempreende “a mudança de atitudes dos atores académicos participantes no projeto, induzindo-os a incorporar, nas suas atividades regulares, o desenvolvimento e a aplicação de métodos para a valorização do conhecimento gerado no sentido da assimilação do empreender, o enriquecimento curricular com o empreendedorismo, dando resposta ao desafio do Processo de Bolonha, assim como, a “constituição de novas empresas de cariz inovador e implantação regional, com potencial de crescimento”
A promoção da inovação e registo de patentes e contribuir para o fomento do empreendedorismo nas regiões de influência dos IPs e das PME criadas no âmbito do Poliempreende são outros objetivos traçados.
O Link Me UP – 1000 Ideias é um Projeto co-criação de Inovação com metodologia DEMOLA que tem como participantes 14 politécnicos. É um projeto de co-criação de inovação com empresas/organizações e equipas de estudantes multidisciplinares que pretendem contribuir para resolver problemas reais de futuro e atuais. Com a co-criação de inovação, constrói-se uma ponte com futuros decisores de empresas, com uma visão de futuro.
O projeto de co-criação
de inovação com a metodologia Demola tem como objetivo a Co-criação de
Inovação, com equipas de estudantes – os Millennium, de formação
multidisciplinar, empresas e “facilitadores” (docentes que estimulam e conduzem
o processo de Co-criação de Inovação). O objetivo é que os estudantes e
empresas num processo de co-criação apresentem soluções para a responder aos d