Mestre em Estratégia e habilitado com o Mestrado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança, pela Academia Militar, o Coronel José Brito Sousa tem 50 anos e é natural de Angola.

Além dos cursos de promoção estatuariamente exigidos, possuí o Curso de Estado-Maior Conjunto, Curso de Planeamento de Operações de Ciberdefesa, Informations Operations Planning Course, NATO School Oberammergau, Advanced Course for Political Advisors in Common Security and Defence Policy Missions and Operations, European Union External Action, Curso de Operações Psicológicas, Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna e o Curso de Gestão Civil de Crises.

Tem desempenhado diversas funções, ao longo da sua carreira profissional, de entre as quais se destacam: 2.º Comandante do Comando Territorial de Leiria; Chefe do Grupo Integrado de Planeamento de Operações, do Departamento de Operações, do Comando Operacional; Docente da Área de Ensino de Operações Militares, do Instituto Universitário Militar; Chefe da Repartição de Colocações, da Direção de Recursos Humanos, do CARI; Comandante de Companhia de Alunos, da Academia Militar; Comandante do Destacamento Territorial de Oeiras, da extinta Brigada Territorial n.º 2 e ainda Comandante do Destacamento Territorial de Leiria, da extinta Brigada Territorial n.º 2.

No plano internacional, destaca-se ainda a função de Assessor do Ministro do Interior, da República Democrática de Timor-Leste.

O Comando Territorial de Beja é uma unidade com sede na cidade e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR no distrito. Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e ainda cinco Destacamentos Territoriais, designadamente Almodôvar, Aljustrel, Beja, Moura e Odemira, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 35.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.