Médicos manifestam-se pela melhoria das condições de trabalho no SNS
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) convocou para hoje uma “manifestação simbólica” com base em concentrações relâmpago à porta das instituições de saúde, reivindicando a melhoria das condições de trabalho.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da FNAM, Noel Carrilho, explica que a iniciativa, denominada “Flash Manif – Pelos médicos e pelo SNS”, surge por ocasião da celebração do dia do SNS e reflete problemas com vários anos e sem resolução até ao momento.
“Os médicos, durante este tempo de pandemia [de Covid-19], optaram por não avançar para gestos reivindicativos que prejudicassem o SNS. Contudo, é chegado o momento de exigir a melhoria das condições de trabalho dos médicos e do SNS, que tem sido elogiado por quase todos, mas que continua a sofrer de falta de investimento sério para o futuro”.
Noel Carrilho destaca a questão das remunerações, que considera que devem ser “ajustadas às responsabilidades” que os médicos têm no SNS, a “valorização das horas extraordinárias”, a resolução “das listas excessivas de utentes por médico de família”, o problema do “desgaste rápido” da profissão e os incentivos “para as zonas carenciadas do país”.
“Nenhum problema foi resolvido durante a pandemia, apesar de alguma publicidade enganosa acerca de prémios e de suplementos que nem foram pedidos pelos médicos ou pelos sindicatos, sendo irrelevantes num contexto geral da carreira médica”, frisa.
A FNAM solicita que os médicos se apresentem às 11:00 à porta das instituições de saúde em que trabalham de modo a criar uma manifestação alargada e descentralizada sem que interrompam “a sua atividade assistencial para manifestar o seu descontentamento”.
A documentação da intenção de participação nesta iniciativa pode ser feita através do envio de uma fotografia para o sindicato.
“Acreditamos que vamos ter de passar a medidas reivindicativas mais duras para sermos ouvidos. É uma infelicidade porque era de esperar que toda esta situação [a pandemia de Covid-19] fizesse o governo ter iniciativa para perceber quais os problemas que levam os médicos a não considerar carreira no SNS”, finaliza Noel Carrilho.
Comente esta notícia
Destaques
Investimento de 400ME coloca mina de Aljustrel “na linha da frente da mineração”
Feira do Campo de Aljustrel pode ganhar dimensão mineira e energética
Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos hasteou Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível

