Festas da Vila de Mértola apresentam uma "mão cheia" de espetáculos
As tradicionais “Festas da Vila” estão de regresso a Mértola, a partir de hoje, com um leque diversificado de espetáculo. A organização pertence à Câmara Municipal.
"Manda a tradição" que por altura do feriado municipal de Mértola que se assinala a 24 de junho, os festejos de São João se façam notar nas ruas, no Castelo e no tradicional palco junto ao Guadiana (no cais do Rio).
O pontapé de saída é dado nesta sexta-feira, com a banda Farra Fanfarra, no Castelo da Vila. Alguns músicos dos Moullinex, testaram positivo à covid-19 e o concerto desta noite acabou por ser cancelado, no seu lugar vai estar a banda Farra Fanfarra.
No mesmo local, no dia seguinte, sábado, é a noite do Cante Alentejano a “entoar e encantar no recinto”. No dia 22, o destino é o anfiteatro Zeca Afonso, que recebe uma “Noite de Fados”.
A celebração do feriado municipal e do São João começam com a atuação dos “Alcoolémia” a 23 de junho no cais do Guadiana. Na noite de 24 de junho ,a proposta é um outro nome sonante do panorama musical, Richie Campbell. No dia seguinte, 25 de junho, é a vez de Mickael Carreira se juntar às festas da Vila de Mértola.
Para o encerramento das Festas da Vila no domingo, dia 26 de junho, realiza-se um espetáculo com os Fogo Fogo e uma sardinhada no cais do Guadiana.
Rosinda Pimenta, vereadora da Câmara Municipal de Mértola, afirma que este é um programa que marca pela diversidade e que foi construído e pensar em todos os públicos.
Ainda segundo Rosinda Pimenta a aposta em vários palcos por diversos pontos da vila é feita porque este evento proporciona uma dinâmica cultural e económica. De acordo com a vereadora, para além dos residentes são esperados nestas Festas da Vila muitos visitantes, ainda mais, porque há outros eventos nesta altura no concelho.