Mértola tem a única colónia urbana de peneireiro-das-torres do país
Mértola tem a única colónia urbana de peneireiro-das-torres existente no país. Trata-se de uma espécie classificada como vulnerável, que já foi muito abundante, mas que entrou em declínio, ainda assim, neste momento está estável, com um ligeiro aumento do número de casais existente.
Recentemente
decorreu uma ação de anilhagem de crias de peneireiro-das-torres (Falco
naumanni) em Mértola, integrada num projeto da Associação Portugal Wildscapes
que conta com o apoio do ICNF-Parque Natural Vale do Guadiana e da Câmara
Municipal de Mértola.
Aquando da chegada desta ave migradora ao território, durante o mês de fevereiro, foram instaladas câmaras em caixas-ninho na vila para acompanhar o desenvolvimento das crias que nasceriam este ano. Segundo a autarquia de Mértola “nos dois ninhos foram realizadas posturas com sucesso e com fins de monitorização e estudo foram anilhadas algumas das crias, numa operação conduzida por técnicos do ICNF-Parque Natural Vale do Guadiana.” Através desta operação vai ser possível conhecer melhor os comportamentos deste pequeno falcão migrador e ajudar nas ações levadas a cabo para a sua salvaguarda.
Ainda de acordo com o município “além das ações de apoio à nidificação da espécie com a colocação de caixas-ninho na vila, torna-se agora, urgente, a necessidade de aumentar as suas áreas de alimentação na proximidade da vila.”