Novo festival quer mostrar natureza e dinamizar rede de percursos do Alentejo
Mais de 50 passeios pedestres vão realizar-se num fim de semana de outubro em todos os concelhos do Alentejo, durante um novo festival que quer mostrar a natureza e cultura e dinamizar a sua rede de percursos.
Com o tema “Todo o Alentejo a caminhar”, a iniciativa, marcada para os dias 19 e 20 de outubro, é um dos destaques da 1.ª edição do Alentejo Walking Festival – Caminhadas do Alentejo, cujo programa foi hoje divulgado.
“Ao todo, são mais de meia centena de circuitos, de dificuldade baixa e moderada, de forma a serem acessíveis a todos”, assinalaram os promotores, indicando que os passeios vão decorrer, naquele fim de semana, nos 47 concelhos alentejanos.
Promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com as câmaras do Alentejo e o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, o Alentejo Walking Festival realiza-se de 10 a 20 de outubro.
É “um evento que, de forma descontraída e saudável, dá a conhecer a natureza e cultura do território, enquanto dinamiza a sua rede de percursos pedestres” e procura “reforçar o Alentejo enquanto destino de caminhadas”, adiantou a organização.
O festival começa com a conferência “Turismo de passeios pedestres”, no dia 10 de outubro, a partir das 09:30, no auditório da União de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, distrito de Évora.
Continua, no dia 12 do mesmo mês, também a partir das 09:30, com o passeio pedestre “Entre pontos e colinas de Arraiolos”, neste concelho do distrito de Évora, seguido de convívio com almoço comunitário.
Já para o dia 13, igualmente com início às 09:30, está previsto outro passeio, denominado “Montados de Cabrela”, nesta freguesia rural de Montemor-o-Novo, que “alia apontamentos literários à caminhada”.
Após esta caminhada, segue-se um convívio com gastronomia regional.