Odemira abre inscrições para voluntariado internacional de Verão 2025
Em 2025, a câmara de Odemira volta a proporcionar uma oportunidade aos jovens do concelho de viver dois meses no exterior e participar em projetos de voluntariado, em cooperação com o Corpo Europeu de Solidariedade.
A esta altura estão abertas dez vagas para jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, residentes ou naturais do concelho, para três projetos de voluntariado internacional, através do programa "Regenerar Odemira III", que decorrerá durante o verão de 2025. As vagas disponíveis destinam-se a três projetos a decorrer em Begunje na Gorenjskem (na Eslovénia), Jerez de la Frontera (Andaluzia, Espanha) e Artieda (em Navarra, Espanha).
Trata-se de um programa que permite aos participantes contribuir para causas sociais e ambientais enquanto exploram diferentes culturas e realidades. Todas as despesas são cobertas pelo programa Corpo Europeu de Solidariedade, incluindo viagem de ida e volta para o destino de voluntariado, alojamento e alimentação, seguro de saúde e mesada para cobrir as despesas pessoais durante a estadia. Nesta edição de Voluntariado Internacional de Verão, a autarquia odemirense conta com a parceria das associações Zavod Manipura, AJ Inter e Eco-Aldeia Arterra Bizimodu.
Proporcionar aos jovens uma experiência internacional enriquecedora, enquanto promove o compromisso com causas sociais e ambientais é o objetivo da autarquia que ao longo de 10 anos, contabiliza o valor total de 524 mil euros de investimento em projetos de voluntariado internacional, com o total de 38 jovens odemirenses a participar em experiências internacionais de 27 parceiros internacionais de 12 países diferentes e 39 jovens de outros países recebidos em projetos de voluntariado em 13 organizações do concelho acreditadas.
As inscrições estão abertas até ao dia 15 de abril. Os jovens interessados podem candidatar-se a mais do que um projeto de voluntariado, aumentando a sua possibilidade de participação.
Comente esta notícia
Destaques

Vale da Rosa chega a acordo com grupo espanhol para parceria

Legislativas 2025: Bernardino Soares é o cabeça de lista da CDU por Beja

Aljustrel: Multinacional investe 20 ME para produzir biometano a partir de subprodutos agroindustriais
