O município assume a Habitação como um dos principais desafios do atual mandato autárquico e revela que 2024 será o ano de concretização de respostas, estando previsto o investimento de 5,2 milhões de euros no setor. Em 2023 foram investidos cerca de 3,5 milhões de euros.

O primeiro ato simbólico do ano, realizado no dia 4 de janeiro, foi a atribuição de dois fogos em Odemira, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, com a entrega das chaves pela mão do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro. O ano de 2023 terminou também com a entrega de uma casa a um munícipe.

A câmara de Odemira prevê, durante o 1º trimestre de 2024, a aquisição de 10 imóveis situados nas freguesias de Colos, Longueira-Almograve, Relíquias, São Martinho das Amoreiras e São Salvador e Santa Maria.

No âmbito da reabilitação, a autarquia de Odemira tem 18 imóveis com obras concluídas, em curso e a iniciar, que serão atribuídos a agregados familiares beneficiários do 1º Direito – Programa de Acesso à Habitação. Deste conjunto, nove são resultado da Transferência de Património Devoluto do Estado para a autarquia (antigas casas de função). Os restantes são imóveis onde funcionaram serviços municipais, casas municipais devolutas e aquisições.

Em 2024, o município vai lançar a empreitada de reabilitação da Antiga Residência de Estudantes de Odemira, imóvel devoluto e gerido até março de 2023 pelo Ministério da Educação. está prevista a criação de 36 novas respostas de alojamento, com serviços de apoio (refeitório, lavandaria, sala de estar e convívio, internet), com renda acessível, dirigidas aos estudantes e profissionais deslocados no concelho (professores, forças de segurança, serviços judiciais e saúde).

No eixo da construção, a Câmara pretende ainda avançar em 2024 com os concursos de empreitada de 80 fogos, de tipologia T1 a T3, em várias freguesias, que se encontram em fase final de projeto e especialidades. 

Neste momento a autarquia está a desenvolver a Carta Municipal de Habitação, um instrumento considerado "estratégico que irá contribuir para a Estratégia Municipal de Habitação de Odemira na próxima década."

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.