O envolvimento das crianças e dos jovens surgiu tendo em conta que são grupos que continuam sub-representados nos processos de tomada de decisão e nas instituições que gerem o espaço e as políticas públicas. Desta interação resultaram propostas que serão concretizadas pelo Município de Odemira e entidades parceiras.

Os principais temas apontados pelas crianças dos 6 aos 12 anos foram Ambiente, Relações Familiares e Bem-estar Animal. Entre os jovens dos 13 aos 18 anos, as maiores preocupações e vontade de alterar a realidade incidiram sobre as Relações Interpares, Espaços para Jovens e Educação/Formação.

Das propostas destacam-se o mapeamento de colónias de gatos de rua para posterior captura e esterilização, a realização de vídeo sobre a importância de conservar a qualidade das praias do concelho, a organização de um campo de férias para encontro e convívio entre adolescentes de diferentes freguesias e a organização de oficinas na escola, sobre temas do seu interesse, ao longo do próximo ano letivo. As crianças do pré-escolar foram desafiadas a expressar a sua opinião acerca da melhoria do espaço escolar.

Neste primeiro ano de implementação, envolveu 250 alunos em 15 grupos no ensino pré-escolar e 305 alunos em 14 grupos desde o 1º ciclo do ensino básico até ao secundário (regular e profissional).

Foram convidados mentores comunitários para acompanhar os grupos e ajudar na construção de propostas que, na perspetiva dos alunos, possam contribuir para melhorar/desenvolver o concelho. Estas propostas foram dirigidas a entidades responsáveis pelo território e com capacidade de concretização, como o Município de Odemira, Juntas de Freguesia, Direções dos Agrupamentos e entidades privadas.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.