Operação da Cáritas “10 Milhões de Estrelas-Um Gesto pela Paz”
A Cáritas Portuguesa volta a promover a Operação “10 Milhões de Estrelas-Um Gesto pela Paz” e apela à solidariedade dos portugueses através da participação nesta campanha. A campanha arranca oficialmente no próximo domingo.
A Cáritas acredita que “Há gestos que constroem” por isso convida todos os portugueses a uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, com a aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros.
A Cáritas recorda que “as verbas angariadas
através da campanha “10 Milhões de Estrelas-Um Gesto pela Paz” são anualmente
canalisadas para dois objetivos de carácter nacional e internacional” e revela
que as verbas angariadas “em 2021, serão um contributo para a ações de dimensão
social, da rede nacional Cáritas (65%), e serão, também, aplicados em projetos
de resposta ao impacto das alterações climáticas no bem-estar e sobrevivência
das populações mais vulneráveis, nos países lusófonos (35%).”
Em 2020, a Cáritas Portuguesa identificou as vítimas da pandemia provocada pela propagação do vírus da COVID-19, como causa beneficiária desta percentagem da Operação 10 Milhões de Estrelas. A Cáritas reforça também, desta forma, a ação que, desde março, tem desenvolvido para apoiar os que estão a sofrer diretamente o impacto social desta crise através do programa “Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”.
A operação “10 Milhões de Estrelas-Um Gesto pela Paz” é implementada em Portugal desde 2003 com dois objetivos: sensibilizar para o valor da paz e canalizar donativos para situações de emergência provocadas pelo conflitos armados ou catástrofes naturais.