Ourique: Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos debatem desafios e oportunidades do setor
O Centro de Convívio de Ourique recebe, hoje, a 1ª edição das Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos. Reunir produtores, técnicos e investigadores e promover a partilha e a difusão de conhecimentos para o setor da produção de ovinos em Portugal são os principais objetivos destas Jornadas que vão contar com cerca de 100 participantes.
Organizadas pela Associação Portuguesa de Criadores de
Ovinos Romane, as Jornadas trazem à região, oradores nacionais e internacionais
do sector da produção de ovinos.
Os trabalhos estão divididos em cinco sessões, cujos temas a abordar têm como ponto de partida a reprodução e genética, passando ainda pela nutrição, sanidade, comercialização e mercados, de maneira a fomentar a discussão/debate acerca das oportunidades e desafios que se colocam atualmente à produção de ovinos.
Hélder Alves, Presidente da Direção da Associação Portuguesa De Criadores De Ovinos Romane, realça que “apesar da crescente relevância da produção de ovinos a nível nacional, principalmente devido à valorização do borrego, a produção de ovinos, como todo o sector agropecuário, enfrenta diversos desafios para os quais é necessário procurar soluções e abordagens adequadas que potenciem uma produção animal mais eficiente, sustentável e resiliente. Abordando várias temáticas relevantes para o setor, as 1as Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos serão um contributo para uma produção de ovinos mais capacitada para responder aos grandes desafios que se colocam atualmente”.
A sessão de abertura, às 9.00 horas, é presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro. A sessão de encerramento, agendada para as 16.45 horas, conta com a presença do presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pesca, Pedro do Carmo.
A Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Romane - ProOvis, promotora do evento, com sede em Ourique, tem por missão promover, divulgar e proteger a raça de ovinos Romane em Portugal, bem como defender e promover os interesses específicos e setoriais dos produtores desta raça