Presidente da Comissão Executiva da ANA-Aeroportos de Portugal recebe Plataforma Cidadã no Aeroporto de Beja
O Presidente da Comissão Executiva da ANA-Aeroportos de Portugal, Thierry Lígonnière vai estar, esta tarde, no Aeroporto de Beja para receber a delegação da Plataforma Cidadã “SIM! O Aeroporto de Beja é parte da Solução”. Por motivos de agenda de Thierry Lígonnière, que se junta assim ao diretor do Aeroporto de Beja, Maurício Nunes, a reunião passou para as 18.00 horas, estava inicialmente prevista para as 14.00.
Foto: Justino Engana
Esta deslocação, que inclui reunião e visita ao Aeroporto de Beja,
surge a pedido da Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã e está integrada
no trabalho que tem sido desenvolvido para preparar a reunião que vai acontecer
amanhã, em Lisboa, com a Comissão Técnica Independente.
Recorde-se que recentemente o aeroporto de Beja entrou na lista de possíveis localizações para o novo aeroporto de Lisboa, depois de ter sido proposto à Comissão Técnica Independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica para a expansão aeroportuária da região de Lisboa.
Criada no final do ano passado, a CTI, instalada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, está neste momento a ouvir “todas as entidades com relevância para o assunto”, para chegar a um conjunto de critérios que “servirão para analisar as várias hipóteses”
A resolução do Conselho de Ministros aprovada no ano passado definia a constituição de uma CTI para analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa (Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém), mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções.
Os relatórios com as conclusões da CTI têm de estar fechados até novembro, passando-se depois para a fase de discussões públicas.