Projeto HumanaMente @ctivos acompanhou mais de meia centena de idosos
A Cáritas Diocesana de Beja desenvolveu e executou durante 20 meses, entre maio de 2020 a janeiro de 2022 o projeto HumanaMente @ctivos, com o apoio do programa CUIDA da Fundação Calouste Gulbenkian.
O projeto foi uma das 69 iniciativas sociais apoiadas
e atuou na área das Uniões de Freguesias da cidade de Beja e nas freguesias
rurais de Cabeça Gorda, Nossa Senhora das Neves e Santa Clara de Louredo.
Um projeto que nasceu com o objetivo de “mitigar” as consequências do confinamento social das pessoas idosas, população alvo mais afetada pelos efeitos da pandemia da COVID19 e responder às necessidades de quem, subitamente, se viu fechado em casa, privado de contactos familiares e sociais, sem poder usufruir dos locais de apoio e de convívio habituais, neste caso, nas instalações da Cáritas de Beja.”
Através deste projeto a Cáritas Diocesana de Beja procurou integrar as tecnologias digitais no Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas, aliadas a um serviço de terapia ocupacional que permitisse acompanhar, monitorizar e prevenir o surgimento de demências ou situações de depressão.
Durante o projeto foram acompanhadas 55 pessoas idosas em maior situação de isolamento, foram realizadas 1024 visitas ao domicílio, 550 atividades de estimulação cognitiva, motora e sensorial e 40 Sessões de voluntariado digital de tradição e memória oral, cante alentejano e nutrição e alimentação saudável.
Foi ainda possível testar um modelo de voluntariado à distância e pelo uso das novas tecnologias.
Para a Cáritas “estas sessões de voluntariado on-line promoveram a conversa através da palavra e foram um importante complemento à terapia ocupacional” e destaca a disponibilidade de Jorge Serafim, Cristina Taquelim, Ruben Ramos e Francelina Luís por participarem neste projeto e desta forma interativa e terem contribuído para atenuar o isolamento dos idosos.
Paralelamente, a equipa do projeto desenvolveu um Kit Pedagógico em formato de jogo de tabuleiro, para que a intervenção realizada possa ser praticada em família, de forma descontraída, tendo sido concebido para estimular o nosso cérebro em seis (6) domínios cognitivos e jogável a partir dos 7 anos.