Terras sem Sombra: Rituais do Pão nesta manhã de domingo
"Deus te Acrescente: Rituais do Pão em Terras de Salvada" dá o mote a uma atividade, no Monte da Malhadinha, que aproximará os participantes de gestos e labores intemporais, através do processo de fabrico artesanal do pão, os seus segredos, os conhecimentos técnicos necessários, mas também as inovações.
Tendo como mote o alimento que é embrionário à civilização, a manhã de domingo, 19 de Junho (09h30), convida a uma jornada até Vale de Rocins. “Deus te Acrescente: Rituais do Pão em Terras de Salvada” dá o mote a uma atividade, no Monte da Malhadinha, que aproximará os participantes de gestos e labores intemporais, através do processo de fabrico artesanal do pão, os seus segredos, os conhecimentos técnicos necessários, mas também as inovações. Uma visita que será de deleite gastronómico e de deslumbramento com a paisagem, feita de campos onde se podem ainda observar traços da outrora dominante produção cerealífera e a lugares onde ainda se confeciona – e degusta – o pão cuidado com técnicas ancestrais.
A atividade contará com a presença de dois grandes conhecedores do mundo do pão, Olga Amaral, professora da Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Beja, Carlos Pedro, antropólogo, técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Maria José Mestre e João Carlos Picado.