Assento de batismo de Carlos Zeferino Pinto Coelho

Nascido em Beja a 26 de agosto de 1819, Carlos Zeferino Pinto Coelho foi batizado a 8 de setembro do mesmo ano na Igreja Paroquial do Salvador daquele concelho, conforme registo paroquial existente no Arquivo Distrital de Beja e disponível para consulta em http://digitarq.adbja.arquivos.pt/details?id=1052223

Do seu assento de batismo consta que era filho de D. Francisco Pinto Coelho de Castro, corregedor da cidade de Beja, e de D. Maria Thereza  de Carvalho e Castro, ambos naturais de Mondim de Basto. Teve como padrinho António de Oliveira Leite, Desembargado do Paço e D. Carlota Honória  como madrinha.

Carlos Zeferino Pinto Coelho notabilizou-se nos finais do século XIX como jurisconsulto e político. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu as funções de Juiz de Fora e Corregedor em Beja e foi desembargador da Relação de Lisboa.

Foi militante do Partido Legitimista e apoiante da causa Miguelista. Foi deputado por Viana do Castelo, Póvoa do Lanhoso e Braga entre 1857 e 1866. Fundou a Companhia de Águas de Lisboa, em 1867, e ocupou o cargo de Presidente das assembleias gerais do Banco de Portugal e da Companhia de Crédito Predial.

Faleceu em Lisboa com 74 anos de idade, a 24 de fevereiro de 1893.

  

CRÉDITOS DE IMAGEM

Título: Assento de batismo de Carlos Zeferino Pinto Coelho

Cota: BJA09/001/liv.0011/cx.0222

Código de referência: PT/ADBJA/PRQ/BJA09/001/B011/fls.93v

Imagem cedida pelo Arquivo Distrital de Beja

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.