"A Armação" ganha Prémio Melhor Fanzine ou Publicação Independente
O fanzine "A Armação", de Daniel Silvestre, coeditado pelo Centro de Língua Portuguesa IP, em Bruxelas, e pela Bedeteca de Beja - Município de Beja, ganhou o Prémio Melhor Fanzine ou Publicação Independente, no Amadora BD.
“A Armação” é uma narrativa gráfica, editada no âmbito da Residência Artística de Banda Desenhada, um projeto do Centro de Língua Portuguesa IP em Bruxelas, da Embaixada de Portugal na Bélgica, da Bedeteca de Beja, da ULB – Faculté de Lettres, Traduction et Communication e do Musée de la BD - Bruxelles.
A obra foi criada com base em entrevistas com o avô do autor, José Silvestre. É uma ficção inspirada na sua vida e retrata a infância de José, que aos 10 anos transportava peixe para ajudar a família, e aborda os medos e fantasias que habitam a mente de uma criança nos anos 30.
A Bedeteca de Beja, um dos editores deste fanzine, é um equipamento municipal essencialmente vocacionado para a divulgação da banda desenhada, embora contemple áreas como a ilustração, o cartune e o cinema de animação.
Inaugurada em 2005, está instalada no 1º andar da Casa da Cultura de Beja e é composta por vários milhares de exemplares de álbuns de banda desenhada e revistas.