“A Mina” estreia hoje em Aljustrel
O Cine Oriental, em Aljustrel, recebe esta noite, às 21.00 horas, a estreia da peça “A Mina”. Uma apresentação que surge no âmbito da Exposição Aljustrel -100 Anos, do Fundo à Superfície.
Esta peça tem como cenário as minas de Aljustrel e as lutas
dos mineiros por mais segurança e melhores condições de trabalho, em que
diferentes histórias de amor se vão entrelaçar e revelar como o difícil
trabalho dos mineiros afeta as suas vidas pessoais. Apesar de inspirada em
histórias verídicas, a peça é uma obra de ficção.
A autora, Amaranta Osorio, é escritora, dramaturga, atriz e produtora mexicana, com trabalho realizado e traduzido em vários países. Foi distinguida com importantes prémios. Escreveu La Mina em maio de 2022, durante a residência de escrita promovida pela Companhia de Teatro Lendias d'Encantar no Centro de Artes de Aljustrel.
A encenação da peça é de Júlio Cesar Ramirez, ator e promotor teatral cubano. Criador do Grupo Teatro D’Dos, estreou cerca de trinta peças de teatro, tendo conquistado importantes prémios e reconhecimentos dos mais importantes festivais e eventos do seu País. Desde que é 2003 é encenador na Companhia de Teatro Lendias d’Encantar, sendo atualmente o seu codiretor artístico. A tradução do texto para português ficou a cargo de Isabel Galope.
O elenco é constituído por atores da Companhia de Teatro Lendias d’Encantar e atores amadores de Aljustrel: Clara Cunha, Henrique Maio, Tito Oliva Godinho, Marta Almeida e Ângela Santos.
A produção deste espetáculo é da Companhia de Teatro Lendias d’Encantar, com apoio à produção de Isabel Galope, Manuel Camacho.